Prepare e conserve as suas frutas, legumes, frutos secos, chás, ervas aromáticas, carnes e peixes, preservando todo o sabor e da forma mais saudável utilizar sem aditivos ou conservantes.
As frutas são uma excelente fonte de nutrientes, vitaminas, minerais e açúcares naturais. Ao serem desidratadas é-lhes reduzido o nível de água e humidade para valores muito baixos, permitindo preservar os alimentos a longo prazo.
A água é o que mantém as bactérias e outros agentes patogénicos, como fungos, vivos. Ao remover a água dos alimentos, estes agentes perdem o seu meio de subsistência. Este processo impede que microrganismos como bactérias e bolores cresçam e proliferem, e que reações enzimáticas alterem a sua qualidade.
Que alimentos podem ser desidratados?
A maioria dos alimentos frescos podem ser desidratados, sendo mais comum a utilização de frutas, vegetais, ervas aromáticas, leguminosas, sementes, carne, peixe e cereais. Frutas, vegetais e sementes, por exemplo, podem ser facilmente desidratados em casa e armazenados durante um período longo de tempo, para serem consumidos como snacks nutritivos ou até para serem reidratados mais tarde.
Desidratador de alimentos: como funciona?
O desidratador é um equipamento que apresenta três funções complementares. É uma fonte de calor quente o suficiente para forçar a extração da água do alimento, mas suficientemente baixa para não cozinhar (entre os 30ºC e os 70ºC). Elimina a humidade do ar, facilitando a extração de água do alimento para o ar. Por fim, tem a função de ventilar o ar, fazendo circular o ar quente pelos tabuleiros, garantindo um processo rápido e com excelentes resultados.
Este processo leva algum tempo, uma vez que o tempo necessário para desidratar irá depender do alimento/fruto a ser desidratado, da temperatura definida e grossura das fatias. Não vale a pena aumentar a temperatura para acelerar o processo, pois irá queimar os elementos. O tempo de desidratação é variável consoante o tamanho, condição, quantidades, temperatura definida e temperatura ambiente.
Deverá colocar os pedaços preparados no tabuleiros de forma a que não se sobreponham uns aos outros e a conduta de ar não deve ficar coberta para assegurar a circulação de ar. Após esta fase só tem que deixar o equipamento fazer o seu trabalho e aguardar pelo resultado delicioso.
Quando o alimento está desidratado é visível a olho. Dito isto, se quiser verificar, pode sempre tocar no alimento e se este estiver relativamente firme, enrugado, sem estar crocante, está pronto.
Após desidratar os alimentos, poderá comê-los como snack ou pode voltar a reidratar mais tarde. Até os pode utilizar em confeções e/ou preparações culinárias. Após desidratados e arrefecidos, os alimentos podem ser armazenados e conservados durante um longo período de tempo. Coloque-os em caixas ou frascos com fecho hermético ou ainda em sacos com fecho zip ou selados a vácuo. Estes devem ser guardados em ambiente frio, protegidos da luz, em local fresco e seco, evitando qualquer humidade.
Descrição
- Desidratador elétrico com ventilação de ar quente.
- Ajuste da temperatura entre 35º e 70º.
- Ajuste do tempo entre 1h e 24h.
- Funcionamento silencioso, excelente para desidratar frutas, legumes, ervas, cogumelos, carne, etc.
- Cinco tabuleiros.
- 220-240v, e 400w.











